No decorrer do dia 1 de Setembro de 2022, cerca das 17:52H somos acionados para um incendio em Paranhos, Amares. Rapidamente deslocamos 7 dos nossos veículos e respetivas guarnições para o local de forma a realizar uma atuação rápida e reduzir consequências para a natureza.

Ao mesmo apelo, respondem as corporações vizinhas que rapidamente mobilizam os meios disponíveis para apoiar os nossos homens já presentes no terreno.

Numa fase inicial tivemos em trabalho 12 meios terrestes com um total de 50 elementos e 2 meios aéreos com 14 elementos, todos eles em trabalho.

Não existem palavras suficientes para agradecer todo o empenho demonstrado pelos elementos das Autoridades locais e Corpos de Bombeiros, que demonstraram o valor do lema “Vida por Vida”.

Comecemos por agradecer a cada um de forma individual, expressando o nosso Louvor e reconhecimento às pessoas e entidades abaixo descritas:

Camara Municipal de Amares, Ao Sr. Presidente Manuel Moreira;

Presidente da Associação Humanitária dos bombeiros voluntários de Amares, Sr. José Gonçalves;

ANEPC, ao Sr. Segundo CODIS Rui Costa;

Serviços externos do Município de Amares, Sr. Pedro Araújo e o Sr. Aníbal;

Aos Operadores do CDOS de Braga.

Aos Corpos de Bombeiros:

  • B.V. Povoa de Lanhoso;
  • B. V. Braga;
  • B. V. Famalicão;
  • B. V. Terras de Bouro;

À Guarda Nacional Republicana:

  • Posto Territorial Amares;
  • Brigadas Helitransportadas UEPS, H20 e H60

Ao INEM:

  • Equipa VMER Braga e CAPIC Porto;

À População em geral, no apoio prestado a todos os operacionais.

Por último e não menos importante, enaltecer o esforço do nosso corpo ativo e comando pela prontidão e trabalho realizado.

E todos os elementos dos Bombeiros de Amares que partiram nas primeiras equipas assim como todos os elementos que responderam ao toque da sirene para apoiar os colegas que já se encontravam em trabalho.

Todas as palavras que possamos expressar não seriam suficientes para agradecer todo o trabalho feito, por isso fica o nosso louvor e reconhecimento a todos os homens e mulheres que dão tudo em troca de nada.

“Que nunca por vencidos se conheçam”

No decorrer do incendio, deparamo-nos com algo que nunca contamos acontecer. Às 19:23H o H60, um dos meios aéreos, caiu em local de difícil acesso aos meios de socorro. Felizmente o piloto foi encontrado com vida. Até ao momento sabemos que o mesmo se encontra estável e a recuperar favoravelmente.

Ressalvamos o empenho prestado na adição de meios pelas corporações de B.V. Póvoa de Lanhoso que mobilizou um VOPE e um VCOT com o total de 7 elementos, B.V. Braga que mobilizou um VUCI com o total de 5 elementos, B.V. Terras de Bouro que mobilizaram um VSAT com 5 elementos e B.V. Amares que mobilizaram 2 ambulâncias e o VSAE com o total 9 elementos. Todos estes meios responderam a uma segunda chamada, após o acidente do H60.

Este TO conta contou com 24 meios terrestres acompanhados de 89 elementos e 2 meios aéreos acompanhados de 14 elementos.

Ao Comandante do H60, desejamos rápidos melhoras

“Um Herói é um individuo comum que encontra forças para perseverar e resistir, apesar de obstáculos esmagadores”

BV Amares, Estamos convosco, seguimos juntos